quarta-feira, 4 de maio de 2011

A propósito dos cuidados a um recém nascido

Vou transcrever para aqui um comentário que deixei hoje no blog da minha querida Dee, acerca da parafernália de produtos/cremes que fazem parte da hora do banho. Pode ser que ajude alguém com este meu testemunho...


"Os cremes :(


Eu comprei (ainda grávida) a linha da A-Derma para início. Não é barato, mas não é das mais caras, não me lembrei dos sabonetes de glicerina e já que tinha de comprar um creme/leite hidratante, comprei também o gel lavante. Correu tudo lindamente. Ainda alternei com Corine de Farme (muito mais barato) e fiquei surpreendida pela positiva.


Quando acabaram, em vez de ir comprar mais, resolvi usar uns que lhe ofereceram num coffret da Mustela. Havia de me ter caído um raio em cima nesse momento. Se há decisão de que me arrependo é essa :(


Pode até não ter tido nada a ver [mas ninguém me tira essa idéia], mas o que é certo é que depois de começar a usar esses produtos (todos cheirosinhos e bonitinhos e com doseador, um regalo...) o garoto começou a manifestar sintomas de pele atópica e passámos por momentos complicados. Ainda hoje a pele dele é péssima, farto-me de gastar dinheiro e todos os dias me lembro do momento em que tomei aquela decisão.


Efectivamente, é de evitar nos primeiros meses, pelo menos, o uso de produtos perfumados, mesmo das linhas bebé de qualquer marca. A Mustela que me perdoe, mas para mim não, obrigada.


À conta disso, tivemos de recorrer a dermatologista e bendita a hora. Aprendemos a lidar com o assunto e apesar de não ser fácil, vai-se controlando. Eu? Ainda hoje me culpo :(


Em compensação, usamos o creme de rabinho mais barato do mercado [e eficaz, pelo menos no M. resulta]: Bepanthene :)"

11 comentários:

Mami ( Sónia ) disse...

eu para ao meu bebecas comprei tudo da corine, uso na Sofia e adoro. Mas duvido que o creme esteja relacionado com o aparecimento da pele atópica!
Mas que é tramado é, pelo que dizem gasta-se fortunas quando é assim...

Baunilha disse...

Eu do primeiro usei D'AVEIA - impecável, mas muito caro! Claro que durou imenso tempo, até já estava farta... Depois disso e até hoje é sempre a trocar de marcar! assim a pele não fica viciada... ehehehe!
Felizmente nunca teve problemas de pele, tirando uma fase em que esteve atópica e a médica receitou a linha da Mustela Stelatopia.
De todas as que experiementei e mais gostei, por isso agora comprei para o bebé foi:
- gel lavante corpo e cabelo Halibut
- creme corporal hidratante Mustela Stelatopia
- Halibut pomada para o rabinho
E está feito!! mas acho que vou experimentar o sabonete...não sabia :)

cuca disse...

Olá Ni. Curioso... tivemos um problema semelhante com os produtos da Mustela. A minha sogra quis espetar logo com cremes na pele do meu filho tinha ele horas de vida. Eu disse-lhe que não queria por-lhe cremes pois achava que ele era muito novinho e queria esperar mais um ou dois meses. Ela desautorizou-me e, na minha frente, colocou creme Mustela nas virilhas e rabinho do David como se eu fosse estúpida e tivesse dito uma coisa anormal. Ao fim de três dias, saí do hospital e fui fazer logo o teste do pezinho ao centro de saúde e reparei que o David tinha as virilhas quase em carne viva. Quando a enfermeira viu aquilo perguntou-nos logo se tínhamos posto creme Mustela e proibiu-nos de usar Mustela no David. Disse-nos que era errado colocar cremes nos bebés para eles ficarem a cheirar bem. Os cremes só devem ser colocados de vez em quando e apenas quando a pele necessita. Pelo menos foram estas as indicações do centro de saúde. O David deu-se bem com Corine, D'aveia e Seba Med. Bjs Cuca.

P.S. Sobre o teu apelo lá no blog da Tanita não acho que tenhas sido agressiva. Nada mesmo. Foste clara, concreta e objectiva! Já eu... notou-se um certo nervosismo nas minhas palavras mas aquilo foi um desabafo sobre esse assunto que há muito me irritava. :)

Ni! disse...

Cuca,
Eu ainda hoje me recrimino :( e mesmo assim, só introduzi aqueles produtos já o rapaz tinha 3 meses e picos. Não sei se houve uma relação directa, ele já de si é uma criança dada a alergias, mas não consigo tirar essa ideia da cabeça, enfim.
Quanto ao teu nervosismo, deixa lá. É compreensível. É muito difícil ver que as pessoas não compreendem algo que é tão simples, mesmo depois de alertadas. Já me habituei a ser a mãe esquisitinha, mas é para o lado que durmo melhor.
Sê sempre bem-vinda por aqui e boa sorte para vocês.

Naná disse...

Eu em relação aos cremes fui uma mãe assim meio taralhoca... escolhi com base em duas sugestões: a da terapeuta de PPP e de uma rapariga que trabalha na área de saúde onde costumo ir e que eu já conhecia. Comprei a linha toda Uriage, por me terem aconselhado como o que não tinha perfumes e afins.
Passados uns meses experimentei o Oleoban, mas não vale mesmo nada. Só introduzi a Mustela já o Filipe tinha 1 ano ou mais, e não fez qualquer reacção, mas fui sempre desaconselhada até ele ter 1 ano, porque é conhecido por provocar reacções.
Da Mustela o que usei principalmente foi um champô para uma pseudo-caspa, que tem um nome especifico, mas que eu agora não me recordo.
Quanto aos cremes para o rabinho: Uriage foi o primeiro que usei, mas sempre doseado e apenas quando necessário. Na maternidade aconselharam-me a não usar se não era preciso, para deixar a pele respirar!
Mas a nível de cremes destes, para mim é a gama Halibut (creme, pomada e adorava a espuma, mas deixaram de vender, não sei porquê...) - e porque foi sempre o que a minha mãe usou em mim e ela sempre falou bem daquilo e eu concordo 100% com ela.
Também uso a Avéne e gosto, é suave e ajuda a secar mais a pele. Quando ele está pior, nada como Mitosyl!!
Quanto à Uriage, sim é carésimo, mas eu dei-me super bem: dura bem mais tempo que os similares e até agora tenho dado o dinheiro por bem empregue.
Já a gama Lutsine, nem pensar! usei e é uma valente porcaria... pelo menos para mim...

Tanita disse...

Olá Ni,
Eu sempre usei os cremes, o gel de banho e champoo da Aveeno e o Manel sempre se deu bem, ainda uso.
Mas o creme barreira tive de mudar, deve ter cirado habituação, depois experimentei lutsine, bephantene, Seba Mede, Uriage, e nada fazia bem ao rabinho assado. Depois a solução bem baratinha e que agora uso Mitosyl, uma maravilha!
Bj**

Ni! disse...

Nós agora (desde os 6 meses) usamos produtos recomendados pelo pediatra. Oilatum fórmula duche para o banho (tem a consistência da vaselina :S) e LetiAt4 para o corpo. Resulta bem, mas mesmo assim, o piolho ainda tem umas crises de eczema de lés a lés e só lá vai com Locoid (corticóide). Para evitar o uso de corticóides, uso vaselina ou Bepanthene nas lesões. No rabinho sempre usei bepanthene, só uso quando vejo que precisa e não em todas as mudas de fralda. Mas confesso que ele nunca ficou realmente assado, apenas um ou outro vermelhão e nunca tive necessidade de usar outro.

Rute disse...

Tens um miminho no meu blog! Bjs

Anónimo disse...

Ola',
Ja' ha' imenso tempo que sigo o seu blog, contudo esta e' a primeira vez que comento.

Tenho uma filha, uma menina com 2 anos. Ela usa apenas Johnsons, locao corporal (aquele frasco rosa), champoo, amaciador , gel de duche. Tudo Johnsons. E mesmo assim, evito colocar-lhe cremes e afins.

Onde eu vivo , Reino Unido, ninguem fala em Mustelas, na verdade acho que nunca a vi a' venda por ca'. Em Portugal sim, ate' ja' usei em mim Mustela e nao fiquei fan, no entanto acredito que seja uma optima marca!

Por ca', usa-se muito Bephantene, E45, vaseline. Apesar de serem marcas mais baratas, considero-as muito eficazes.

Boa sorte com o seu menino... e nao se culpe!!

Ni! disse...

Christina, obrigada pelo teu contributo. Agora estamos a usar os produtos recomendados pelo dermatologista e até ver, anda razoável. Quanto mais simples, melhor. Realmente a publicidade às marcas pode trazer dores de cabeça. E eu nem comprei, usei um coffret que me ofereceram :(
Felicidades para tua bebé.

Helena disse...

Também comecei por usar os cremes da mustela mas também não fiquei com uma opinião muito positiva, prefiro os cremes da halibut. O cheiro é mais agradável e são mais hidratantes