sexta-feira, 4 de março de 2011

O leite


O garoto não é apreciador de leite, pronto, há que admitir. Mamou até ao ano de idade e, mesmo nessa fase, mamava com algum "desprezo". Nunca foi viciado em mama nem nada que se pareça. Quando começámos a introduzir o leite artificial [inicialmente só à noite, pelos 10 meses], a transição demorou quase 2 meses. Não queria o biberão para beber o leite. Queria brincar. Aos poucos fomos conseguindo dar-lhe as quantidades recomendadas para a idade, mas só começou realmente a beber um biberão de leite como deve ser quando mudámos para o Enfalac Premium 3, aos 12 meses. O pediatra aconselhou continuarmos com leite adaptado, uma vez que o piolho na consulta de rotina dos 12 [que foi quase aos 13] pesava pouco mais de 9Kgs.


A próxima consulta será este mês, já ele terá 16 meses feitos. O problema é que nas últimas semanas o seu interesse pelo leite [quer à noite, quer de manhã] tem vindo a diminuir. Esta semana, sentimos mesmo necessidade de lhe dar um iogurte de manhã, porque não bebe mais de 100ml, quando bebe. Estou ansiosa pela consulta, para ter uma opinião profissional, mas...



...e vocês? Alguém teve/tem um "problema" idêntico? Como lidaram/lidam com isso?

4 comentários:

Tanita disse...

O meu começou agora a beber muito menos leite artificial, mudámos de marca, porque achamos que estava a enjoar mas continua na mesma.
A mama quer sempre, mas não é suficiente.
Também tenho consulta daqui a 10 dias e quero saber o que se passa.
Desculpa mas, nao posso ajudar mais.
Bom fim-de-semana.
Bj**

Ni! disse...

Tanita,
A minha esperança é que ele goste do leite de pacote (penso que iremos mudar a partir da próxima consulta). OU então vou ter de repensar os pequenos-almoços. Logo vejo o que me diz o pediatra. De qualquer forma, ele come muito bem a sopa, iogurtes, fruta, pápa, arroz, batata, peixe, carne e massa, mas o leite também lhe faz falta, digo eu.
Beijinhos e obrigada e que seja apenas uma fase do teu pequenino.

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Parece que estou a ouvir um relato do meu Xavier… aos 18 meses bye-bye leite e biberão, não obstante de eu ter experimentado TODOS os tipos de leite, à mistura com tudo o que possas imaginar.
Como resolvi a questão? Não resolvi!

Fui dando queijo e iogurtes, até que por volta dos 2 anos consegui que ele comesse Nestum 5 cereais, misturado com leite meio gordo da Mimosa, o que apesar de ser pouco, sempre era melhor do que nada.

Entretanto, este ano lectivo, começou a lanchar uma caneca de leite SIMPLES na creche mas pensas que consegui que o fizesse em casa?! Nem gota!

O truque é mesmo não stressar e compensar com derivados…

Beijos
Tété & Xavier

Ni! disse...

Obrigada Tété, como sempre umas palavras de incentivo :)
Sim, é isso mesmo. Não stressar. É como eu digo, ele come bem outras coisas, se não conseguir que beba o leite, hei-de arranjar forma de compensar.
Obrigada.