sexta-feira, 18 de março de 2011

16 meses


Your baby is 16 months.



E hoje decidi dizer 16 coisas sobre ti/nós:



1) Ainda não caminhas totalmente sozinho. Fazes trajectos entre duas coisas/pessoas. Caminhas muito bem de mão dada ou se te sentes apoioado de alguma forma, mas noto que ainda precisas de confiança.

2) Nunca foste bebé que gostasse muito de colo, mas agora adoras ficar deitadinho no meu peito e é assim que acalmas quando alguma coisa não está bem. E eu adoro, tenho ganas de te abraçar pelo menos uma dúzia de vezes ao dia.

3) Tens 12 dentes e alguns a romper. Ainda não criámos uma rotina de "lavar os dentes", eu não me dou com a dedeira que te comprei, é mal jeitosa e limito-me a passar o meu dedo bem lavadinho nos teus dentinhos e gengiva. Para a semana temos pediatra e eu espero vir de lá com indicação de uma pasta dentrífica e uma escova de dentes.

4) Adoras morder-me/bater-me de mão aberta/ beliscar-me/ puxar-me os cabelos. Confesso que isso me deixa doida e, muitas vezes, não sei como reagir. Apetecia-me dar-te uma palmada. Aos poucos tenho conseguido fazer-te entender que não se faz, que magoa e é feio. Estás melhor, mas ainda não estás "curado" :)

5) Tens uma fixação pelo pai. Andas sempre a chamar e a perguntar por ele. Mas o pai diz que quando eu saio de manhã para trabalhar ficas a chamar e a perguntar por mim.

6) Falas pelos cotovelos e falas muito bem. És simpático e comunicativo e conquistas audiência para as tuas palhaçadas onde quer que vás. Se não te ligam, chamas a atenção: "oláaaaaa"

7) Quando o assunto não te interessa, sabes desviar. Ou fazes de conta que não é nada contigo e és um Ás nessa arte.

8) Sabes dizer quando tens xixi ou cocó. Assim que o tempo melhorar, vais começar a experimentar o bacio.

9) Em Setembro vais para a escola, com 22 meses.

10) Conheces o corpo humano quase todo: nariz, boca, orelhas, olhos, cabeça, mãos, pés, barriga [pança], pilau... sabes onde fica isto tudo.

11) Sabes dizer calças, casaco, meias, sapato e vais dizendo o que falta vestir.

12) Sabes o nome de imensos bichos dos teus livros, puzzles e legos mas o teu preferido é sem dúvida o Koala [cuáua]

13) Tens uma fixação por água. Foi das primeiras palavras que disseste correctamente e adoras ver água em qualquer forma. És capaz de ficar horas a observar um repuxo e a culpa é do teu avô L. :)

14) Quando estás doente ficas tão mimado! És mesmo um homem em ponto pequenino :)

15) És muito expressivo. Dás entoação às palavras, mesmo que seja um simples sim ou não. É um espectáculo ver o teu entusiasmo quando te consegues exprimir e fazer-nos perceber o que queres. "Queres ir para a sala? - Xi-iiiiim"

16) Esta já toda a gente sabe: amo-te mais que tudo. Daqui até ao sol e à lua e de volta à terra vezes "catramilhões" e mais 1!

2 comentários:

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

Muitos parabens!
Adorei o que lhe disseste :)
Beijos

Tanita disse...

Muitos e muitos parabéns pelos 16 meses. E deixa-me dizer que gostei tanto de ler o que escreveste...
Bom fim-de-semana para vocês também.
Bj**