quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Maratona de discos pedidos

O meu filho tem andado impossível difícil de aturar. Eu não sei, ele sai da creche com um speed que eu às vezes desconfio que lhes dão café ao lanche, ou algo assim. Eu digo sempre, antes irrequieto que mono [detesto não acho garaça a miúdos monos], mas isto tem sido um arraial.

Antes do jantar, brinca um bocadinho na sala, onde ainda tem o seu cantinho da brincadeira, longe da mesa e da tábua de passar a ferro [sim, está 90% do tempo montada, shame on me], ali mesmo entre os sofás e as almofadas. Mas agora as brincadeiras são sempre perigosas. Ou atira coisas, ou caminha em cima dos brinquedos, ou sobe para cima do sofá, que é alto, e depois atira-se sem qualquer noção de perigo... enfim, não tem sido fácil conseguir fazer alguma coisa de útil a essa hora.

Depois vem o banho. Não quer ir para o banho porque está "xentadinho a bincáre". Lá o convenço e vai todo animado. Depois não quer sair porque está "xentadinho a bincáre na água". É um drama para o tirar, apanha frio escusadamente, choraminga, consome-me a paciência, mas lá vamos. A seguir é a cena dos cremes. Não quer porque "tem coceguinhas" [não sei de onde lhe vem tanto 'inho!!!]. É uma luta, mas lá se consegue. Se tiver de lhe por soro no nariz, então... é a desgraça total.

São 19:30 e eu já rebento pelas costuras. Vamos jantar. Quer comer "xojinho". Uma eternidade para comer a sopa, distrai-se com qualquer coisa e lá vamos nós de vez em quando enfiar-lhe uma colher goela abaixo na boca. Quando há manga, quer pêra, quando há pêra quer banana, quando há banana... pode ser. O 2º prato é por conta dele, come o que lhe apetecer e eu nem me chateio mais, tirando a parte em que quando dou por ela está a esfregar a colher no cabelo acabado de lavar. Ufa.

Depois do jantar, começou a ser difícil mantê-lo com qualquer actividade decente durante mais de 5 minutos. Como me custa deitá-lo de barriga cheia, normalmente um de nós, ou os dois, fica encarregue de o entreter até o sono dar mesmo cabo dele. O meu marido descobriu uma técnica infalível nos últimos dias. Liga o computador e faz uma sessão de discos pedidos. Começa sempre pela música do Gombby e vai rodando [odeio inclui a Xana Toc-toc]. "Olha a bola, Manel", Genérico do "Super Why", "Bruxa Babiruxa [esta confesso que sou eu que adoro], e tantas, tantas outras. Ele é que escolhe. Ontem fiquei sozinha com ele a partir das 19:30. Às 20:15, mais ou menos, já estávamos os 2 na sala. Experimentei a táctica e foi tão fixe ficar sentadinha com ele no sofá, mantinha nas pernas, ele a escolher as músicas, os dois a cantar! Adorei. Quando dei por ela já eram 21:30... passou a correr. Xixi. Cama!



Não pode ser todos os dias, mas ter algo que lhe capte a atenção por um bom bocado já não é mau. E música sempre me parece melhor que televisão. Custa-me imenso usar a TV como distracção para conseguir alguma coisa, mas algumas vezes já teve que ser... Assim é uma mega WIN para todos!

4 comentários:

Naná disse...

Ni, eu também tenho a tábua de engomar 90% do tempo montada (espero conseguir mudar isso com a nova arrecadação que mandei fazer em casa...), já passei por tudo o que acabaste de descrever, com a diferença que o F. é vidrado em tv e bonecada... mas em certos dias também faço vídeos/discos pedidos!

Ni! disse...

Nana,
Não consigo abrir o arrifana há 3 dias :(

Naná disse...

A sério???
Tu queres ver que fui apanhada por um hacker?

Ni! disse...

Não sei. Não consigo abrir aqui nem em casa. Aquilo ameaça que vai abrir mas depois mastiga, mastiga... é como se a página fosse muito pesada. Não sei explicar melhor que isto. Logo já tento outra vez.
Beijos