domingo, 25 de setembro de 2011

Febre (?)

Palavra de honra que isto me comunica com o sistema nervoso. O miúdo está constipado, tem alguma tosse [já agora, fica a dica: uma cebola aberta em quartos na mesinha de cabeceira faz milagres], mas já pouca, muito menos. O nariz anda ranhosito. Durante o dia anda bem [tirando a dose industrial de mimo a que acha que tem direito, porque já percebeu que andamos em cuidados, mas tudo bem]. Começa a chegar a noite e ele a ficar molinho, com olhos de febre, mais paradito que o normal e aquela respiração esquisita, muito profunda, nem sei explicar.

Antes de ir para a cama, tirei-lhe a temperatura [apesar de saber que ia ser alta, porque vinha no carro a transpirar por todos os poros]. O termómetro marcou 37,7º. Ontem marcava nas mesmas condições 37,4º e não o mediquei. Hoje também não. Teoricamente, devem criar alguma resistência à febre, porque também é a febre que está a combater a bicharada, seja ela qual for. A minha intenção é ir lá daqui por uma hora e ver a evolução. Se tiver subido, dou ben-u-ron. Caso contrário, deixo-o destapado e vou-me deitar. Mas porra, estas temperaturas da treta dão-me cabo do juízo. Por um lado queria aliviá-lo. Por outro, penso que estou a fazer o melhor. Respiro fundo e convenço-me que enfardar-lhe ben-u-ron sem que chegue realmente a ter febre não é uma boa opção.

Ouço muitas mães dizerem que dão ben-u-ron até de prevenção [por exemplo, antes das vacinas ou logo a seguir, quer façam febre quer não façam]. Outras que chegando aos 37,5º é como se fosse 38º e dão. Acredito que cada pessoa só queira fazer o melhor para o seu filho e, tal como eu, muito provavelmente não inventaram estas estratégias, estão aconselhadas por um pediatra ou médico de família. Mas caramba, fico com tantas dúvidas. E quando estou sozinha, pior. Ninguém a quem pedir uma opinião imediata.

Que estratégia seguem vocês? A minha é: até 38º de temperatura não dou medicação. Arrefeço o ambiente, tiro roupa, destapo, dou um banho tépido, tento tudo antes de recorrer à medicação. A partir de 38º, 38º e picos, dou ben-u-ron e até hoje, a temperatura baixou sempre, nunca houve casos para alarme. Partilhem lá comigo...

Adenda: 1h depois, a temperatura baixou de 37,7º para 37,3º sem recurso a medicação. Vou manter-me vigilante e, para já, não há medicação para ninguém. Amanhã de manhã, conforme correr a noite, logo decido se vai à escola ou se eu vou marcar pontos para um eventual despedimento. É lixado ser mãe e ter um emprego.

4 comentários:

Mami ( Sónia ) disse...

As melhoras rápidas!
Beijinhos

Naná disse...

Ni, cada mãe tem a sua táctica, é um facto. Eu nunca dei de prevenção antes das vacinas, porque nem sempre o Filipe fez febre. Normalmente, o F. nunca tem essas temperaturas manhosas, porque fica logo sempre acima dos 38º... e também nem sempre dou Ben-U-ron porque as mais das vezes não resulta nada, passo logo ao Brufen!
Mas é uma chatice. Por acaso, falaste na cebola, é engraçado porque sei de experiência que chá de casca de cebola é do melhor que há para a baixar a febre. Em mim resulta!
E sim, ser mãe que trabalha e nem sempre tem o pai para se revesar é a coisa mais lixada com "f" que há...
As melhoras rápidas!

Maria João disse...

Antes de 38 não é febre. Diz-se que a pessoa está sub febril quando passa de 37º. De salientar que ao fim da tarde é normal a temperatura subir. Eu só uso o benuron acima dos 38º como tu. E dar benuron para prevenção de febre não é de todo aconselhavel pois pode mascarar os sintomas.
Bjinhos e as melhoras.

Tanita disse...

Olá Ni,
Eu também dou ben-u-ron só acima dos 38ºC e quando só com este a febre não cede (dou de 8h em 8h) passou a alternar com o Brufen mas de 4h em 4h. Uma vez ben-u-ron outra brufen.
Desconhecia essa técnica da cebola, obrigada pela dica.
Se a febre for inferior a 38ºC faço como tu: tiro a roupa, arejo a casa e um banhinho tépido. Ah, não te esqueças de hidratar, muita água. Se ele não quiser beber, experimenta com uma seringa.
As melhoras!
Bj**