sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Consulta de alergologia


Foi esta semana e gostámos da médica. Finalmente alguém que responde às nossas dúvidas sem nos passar atestados de estupidez...


Para que conste:


O glúten irá continuar totalmente abolido da dieta dele, segundo a médica nos explicou, para ver se o organismo dele se "esquece" (em termos leigos) que é alérgico.
Após um periodo longo de privação de glúten, fará novas análises (em fevereiro) e veremos se houve evolução. Numa escala 0-6, ele tem nível 3 de alergia e a nossa expectativa é que vá diminuindo. Se baixar para 1 ou 0, faremos nova prova de provocação. Se não baixar, ou se baixar para 2, continua a dieta e marcam-se análises com intervalos de mais ou menos 6 meses.


Já nos habituámos, mas sim, é precisa muita concentração e não é só isso... por exemplo, não me sento numa mesa de uma pastelaria que não tenha sido impecavelmente limpa [por causa das migalhas], não o deixo ir ao chão no café [por causa das migalhas], cada vez que mexo em pão ou farinha, lavo as mãos antes de lhe pegar, estou sempre de olho aberto para evitar que outras crianças partilhem com ele uma bolacha, quando chego a qualquer sítio alerto imediatamente as pessoas para lhe não lhe dêem nada que eu não aprove [e sim, muitas vezes, mesmo explicando, sou apelidada de esquisita, "só um bocadinho não fazia mal nenhum"], a minha literatura "preferida" passou a ser listas de ingredientes e rótulos [e eu não fazia ideia da quantidade de produtos aparentemente acima de suspeita que representam perigo]... and so on.


Aguardemos. Não é fácil, mas não é nenhum drama e os nossos hábitos acabam por mudar de forma quase natural. O mais difícil são os [hábitos dos] outros...

1 comentário:

Agridoce disse...

Espero que o passar do tempo traga boas notícias :) É bom ver que estão a arranjar formas de lidar bem com isso :)