segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sobre o quanto eu gosto de ir à Segurança Social (NOT!)

Já toda a gente conhece a minha alergia às bichas [entenda-se fila] na Segurança Social. Pois é, hpje tive de lá ir entregar um atestado médico passado pelo meu G.O., que me vai permitir ficar em casa até ao dia D!

Lá fui eu, gravidíssima, rotundíssima, barrigudíssima e outras coisas acabadas em -íssima. Ao que parece, também fui transparentíssima. Como habitualmente, nem utentes nem funcionários se dignaram a reparar que eu ali estava. Como faltavam poucos números para a minha vez, lá me deixei estar, "sugadita", pacientemente à espera.

Entreguei a papelada, a senhora deu entrada do processo, mandou-me preencher um impresso MOD XPTO, onde deveria constar o meu NIB. Informei a senhora que os serviços já teriam essa informação, uma vez que já estou a receber o Abono pré-natal e ainda há umas semanas atrás entreguei um comprovativo de NIB.

- "Ah! Nem pensar! Tem de perceber que uma coisa é o Abono pré-natal, outra coisa é o apoio à parentalidade"

[A sério!?!? Não é a mesma coisa? Pensei que lhes chamavam coisas diferentes só para ver quem estava atento! Mas um NIB é um NIB, certo? E a Segurança Social onde eu entreguei o processo anterior era aqui no mesmo sítio... ou eu estou a ficar maluca!?!?!?]

Como se não bastasse, não serve uma qualquer consulta de NIB no multibanco, porque não vem identificada com o nome do titular. Resultado, voltas cá com novo comprovativo e é se queres. Já imprimi 4 cópias para andarem comigo nos próximos tempos.

Sobre o que fazer a seguir, também convém ter alguma dose de imaginação, porque a malta da Segurança Social está mais preocupada em ir tomar um galão e comer um queque do que em dar informações claras e úteis. Portanto, ou te desenrascas ou lixas-te com um enoooooorme F!

Ah! E também não tiram cópias, vens cá fora procurar um centro de cópias se quiseres ficar com uma para enviar à entidade patronal. E já agora, a qualquer dúvida ou questão, respondem com um amável "Nós aqui não fazemos isso, tem de consultar a legislação". [Foudez vous!]

Eu sei que existe uma pequena percentagem de funcionários da Segurança Social diferentes desta decrépita idiota que me calhou hoje na rifa. Eu sei que sim, a sério. Até já fui atendida por um, uma vez. Mas são tão raros, tão raros como as notas de 200€ na minha carteira... A maioria devia ir directamente para a reciclagem, sem passar pela casa da partida e sem receber 2 contos! Tenho dito!

3 comentários:

Agridoce disse...

O serviço público em Portugal há-de ser sempre uma desgraça... Não há simplex que nos valha!

Anónimo disse...

SEMPRE QUE VÁ A UM BALCÃO DA SEG. SOCIAL LEMBRESSE QUE TEM PRIORIDADE. ESTÁ GRÁVIDA!!!! SENÃO PORQUE É QUE TANTAS AVÓS VÃO COM OS NETINHOS AO COLO PARA AS FILAS DE SEG. SOCIAL (PARA ENTRAREM À FRENTE DO RESTO DO POVO).
QUANTO AO NIB TEM RAZÃO NÃO ERA NECESSÁRIO DAR OUTRA VEZ,EU TENHO 2 FILHOS E RECEBI ATÉ HÁ POUCO TEMPO O SUBSIDIO DE DESEMPREGO E NUNCA TIVE DE DAR O NIB NOVAMENTE. ALIÁS O PROBLEMA ATÉ É ALTERAR O QUE ESTÁ ACTUAL E TAMBÉM A INTELIGENTE QUE A ATENDEU NÃO SABE SE VOCÊ PREFERE RECEBER O CHEQUE EM CASA PELO CORREIO.
TALVEZ FOSSE BOA IDEIA RECLAMAR NO LIVRINHO AMARELO. ESPERO QUE TUDO CORRA BEM COM O SEU M. E SE ME PERMITE VOU COMTINUAR A CUSCAR POR AQUI. 1 BEIJINHO ANDREIA.

Ni! disse...

Agridoce: infelizmente é assim mesmo, na generalidade dos serviços..

Andreia: Cusca à vontade. Quanto a livro de reclamações, acredita que só não o pedi pk ando realmente muito cansada... queria era despachar aquilo e por-me a andar!