terça-feira, 31 de agosto de 2010

Santa ignorância

Ontem descobri um site de uma empresa de fabrico de bolos [bem giros, por sinal], relativamente perto da minha área de residência e resolvi enviar um e-mail com a seguinte consulta:

"Estive a espreitar o vosso site e gostei bastante do que encontrei. Tenho um filho com 9 meses que é alérgico ao gluten, pelo que a minha questão é se a vossa empresa faz bolos isentos desta proteína (presente nomeadamente nas farinhas e fermentos) e qual o grau de conhecimento e segurança sobre o assunto que nos podem garantir. Tratando-se de produção alimentar, e de um assunto com bastante gravidade, queria saber se poderei contar com a confecção de bolos isentos de gluten sem o perigo da contaminação cruzada (por uso das mesmas bancadas e utensílios na produção de bolos ditos normais). Os fermentos são outra situação que me preocupa. Conhecem fermentos isentos de gluten? Têm receitas de bolos sem gluten? Se eu arranjar uma receita segura, isenta de gluten, haverá possibilidade de o confeccionar, dando-lhe depois o aspecto fabuloso dos bolos que vi no site? Obrigada."

Resposta:

"Agradeço desde já a sua consulta, mas não trabalhamos com esse tipo de ingredientes.
Obrigada
"

E nem me apetece fazer mais comentários...

No entanto, e para ser justa, apesar de ficar bem longe da minha área de residência, aqui há umas semanas atrás consultei a autora do Cake Mania, a Susana e a situação foi bem diferente, honra lhe seja feita:

"Olá! [...]. Já agora [...] gostava de saber se tens alternativa de bolos sem gluten, uma vez que o meu filho é alérgico e estou agora a começar a procurar alternativas para o 1º aniversário, em Novembro. Era uma chatice toda a gente poder comer o bolo menos o aniversariante. Se calhar vou ter eu que o fazer, mas eu sou tãaaaaao pouco criativa, sobretudo quando olho para as tuas produções!!! Parabéns pelo excelente trabalho!"

Resposta:
"Ni, excelente questão que já uma vez me foi colocada. Ainda não tenho uma resposta para ela, pois por falta de disponibilidade ainda não "estudei" bem a matéria. De qualquer das formas a pasta de açúcar normalmente utilizada nestes trabalhos, penso não ser muito compatível com esse "problema". Não é algo que esteja esquecido deste lado e espero brevemente apresentar alternativas para todos aqueles que são alérgicos ao gluten. Apenas quero fazer as coisas com calma porque com a saúde não se brinca :)"

Estão a ver a diferença!? Estão a ver como se dá uma resposta!? Qualquer semelhança com a situação descrita em cima é pura coincidência... Obrigada, Susana!

7 comentários:

Mafalda disse...

Então e nao dizes o nome da outra firma? Acho que deves dizer! Publicidade positiva e publicidade negativa! Pode ser que aprenda alguma coisa e passe a ser, pelo menos, mais simpatica! :/

Ni! disse...

:)
Pensei 2 vezes em identificar a empresa, mas depois decidi não publicar o nome. Se quiseres mesmo saber, digo-te em particular, mas não tenho interesse em ter aqui exposto o nome da empresa. Até porque eles até podem fazer um trabalho espectacular e a minha intenção não é denegrir-lhes a imagem ou criar polémicas... simplesmente acho que a resposta que me deram foi claramente redutora, ignorante e até mesmo antipática. Valia mais não terem respondido...
Ai ca nervos, pá... sou mesmo boazinha...

Naná disse...

A vontade é mesmo publicar o nome da dita empresa, tão prestável, solícita e simpática... mas podias ver-te a braços com uma queixa por difamação ou coisa parecida... porque há malta que se ofende mesmo depois de ter sido crassamente estúpido.
Mas lá está, devem ter muitos clientes e não pretendem ganhar mais nenhum...
às vezes começo a achar que o nicho de mercado de restauração para pessoas alérgicas e/ou a seguirem dietas ainda está totalmente por explorar... pelo menos do panorama que tenho à minha volta...
o teu filhote é alérgico ao gluten, mas conheço pessoas alérgicas à proteína da vaca... quando vais a uma pastelaria tomar o pequeno-almoço não tens leite ou iogurtes de soja, ou é muito raro... os bolos quase todos levam leite... enfim!
é complicado ter alergias alimentares, pá!...

Nádia disse...

Epá ploamordedeus! Gluten...um tipo de ingrediente!
Acho que fizeste bem em nem sequer dar troco mas aiii que vontade que dá! Gentinha mesmo ignorante e antipática!

Tenho um filhote de 8 meses que até agora não teve nenhuma alergia a nada (bate na madeira). Mas estou solidária contigo, porque no mercado não existem mesmo alternativas nenhumas... :\ beijinhos para ti e para o teu fofito :))

Ni! disse...

Naná... é uma treta!
Nádia, obrigada pela solidariedade e muitas felicidades também para o teu piolhito.

Entretanto andei a fazer mais contactos e acho que estou no bom caminho. Depois venho cá contar ;)

Susana disse...

Obrigada eu Ni pelas palavras simpáticas. Já comecei a estudar um bocadinho o caso, o tempo é que infelizmente não tem dado para tudo! Mas eu chego lá! :)

Beijinhos!

Ni! disse...

Cá te espero! Quando houver novidades, apita!