terça-feira, 31 de agosto de 2010

Santa ignorância

Ontem descobri um site de uma empresa de fabrico de bolos [bem giros, por sinal], relativamente perto da minha área de residência e resolvi enviar um e-mail com a seguinte consulta:

"Estive a espreitar o vosso site e gostei bastante do que encontrei. Tenho um filho com 9 meses que é alérgico ao gluten, pelo que a minha questão é se a vossa empresa faz bolos isentos desta proteína (presente nomeadamente nas farinhas e fermentos) e qual o grau de conhecimento e segurança sobre o assunto que nos podem garantir. Tratando-se de produção alimentar, e de um assunto com bastante gravidade, queria saber se poderei contar com a confecção de bolos isentos de gluten sem o perigo da contaminação cruzada (por uso das mesmas bancadas e utensílios na produção de bolos ditos normais). Os fermentos são outra situação que me preocupa. Conhecem fermentos isentos de gluten? Têm receitas de bolos sem gluten? Se eu arranjar uma receita segura, isenta de gluten, haverá possibilidade de o confeccionar, dando-lhe depois o aspecto fabuloso dos bolos que vi no site? Obrigada."

Resposta:

"Agradeço desde já a sua consulta, mas não trabalhamos com esse tipo de ingredientes.
Obrigada
"

E nem me apetece fazer mais comentários...

No entanto, e para ser justa, apesar de ficar bem longe da minha área de residência, aqui há umas semanas atrás consultei a autora do Cake Mania, a Susana e a situação foi bem diferente, honra lhe seja feita:

"Olá! [...]. Já agora [...] gostava de saber se tens alternativa de bolos sem gluten, uma vez que o meu filho é alérgico e estou agora a começar a procurar alternativas para o 1º aniversário, em Novembro. Era uma chatice toda a gente poder comer o bolo menos o aniversariante. Se calhar vou ter eu que o fazer, mas eu sou tãaaaaao pouco criativa, sobretudo quando olho para as tuas produções!!! Parabéns pelo excelente trabalho!"

Resposta:
"Ni, excelente questão que já uma vez me foi colocada. Ainda não tenho uma resposta para ela, pois por falta de disponibilidade ainda não "estudei" bem a matéria. De qualquer das formas a pasta de açúcar normalmente utilizada nestes trabalhos, penso não ser muito compatível com esse "problema". Não é algo que esteja esquecido deste lado e espero brevemente apresentar alternativas para todos aqueles que são alérgicos ao gluten. Apenas quero fazer as coisas com calma porque com a saúde não se brinca :)"

Estão a ver a diferença!? Estão a ver como se dá uma resposta!? Qualquer semelhança com a situação descrita em cima é pura coincidência... Obrigada, Susana!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Curtas

Diz não [abana a cabeça] quando não quer alguma coisa, especialmente quando não quer mais fruta.
Continua a fazer "cara-de-Popeye", mas agora com uma colher na boca, que faz o efeito cachimbo. Só lhe falta o chapéu de marinheiro e uma lata de espinafres na mão... :P Adoro a cara-de-Popeye!

Tem de ter sempre vestido um calção ou body, porque se ficar só de fralda desaperta-a... estão a ver o resultado desta brincadeira, não estão!?

Deu ontem dois "passos" em modo gatinhanço em cima da minha cama.

Tapa a cara com o que estiver à mão [lençol, fralda, guardanapo...] e depois destapa-se e ri-se!

Agarra-se às argolas do parque em casa da avó e salta. Sim, salta mesmo. Tirá-lo de lá é que é mais difícil... finca as mãos com uma força tal, que dificulta sempre a operação.

Tenta assobiar [ou seja, sopra... lol]

Mastiga muito bem, apesar de continuar a ter os mesmos 2 dentes. A sopa já é menos passada e come alguns legumes/frutas em pedaços [melão, banana, pêra, cenoura, batata, feijão-verde, courgette e até nabo]!

O meu pai pega-lhe ao colo e ele começa automaticamente a "voar", o que equivale a dizer que dá às pernas e aos braços, parece que vai levantar vôo, é lindo de ver!

E por hoje é tudo...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

E se eu vos disser


...que ontem jantei [jantámos, eu, marido e filho, atenção!!!] com o David Fonseca? Ah pois foi!
E pronto, hoje era só isto!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Amor é... #1


Um dia destes pedi ao J. que apanhasse do estendal uma máquina de roupa do piolho. Quando fui passá-la a ferro, reparei que estava toda separada como eu gosto e costumo fazer: um montinho de calções, um montinho de t-shirts, um montinho de bodies...



Amor, minha gente, também é isto!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

NOVE's fora... tudo


O piolho completa hoje 9 meses... 9 in / 9 out!

  • É difícil conseguir reunir em meia dúzia de linhas aquilo que já consegue fazer. Este foi o mês das gracinhas...

- Já faz algumas coisas a pedido, como bater palminhas e dizer adeus, onde está a luz, o pai e a mãe... é fascinado por luzes, candeeiros, focos e afins.
- As primeiras palavras (e únicas até agora!:P) são: Dá cá! Mas não é exagero da minha parte, diz mesmo dá cá com o intuito de pedir. Exagerar seria eu jurar que ele diz mamã, quando o mais próximo disso que lhe sai é mamamamamamamamama... :)
- Adora desmontar a bonecada, tudo o que sejam peças de encaixe, ele desencaixa!
- Põe-se de gatas, mas não gatinha, que isso dá muito trabalho... logo a seguir, trepa por nós acima para se por de pé.
- Mexe em tudo, tudo o que ficar à mão de semear está condenado!
- Dança umas modinhas com a bisa G. e canta à capela com o biso A... já com a mãe, é mais na onda do "Waka-waka" e versões aceleradas de tudo e mais alguma coisa.
- Começa a fazer algumas birras, quando não lhe dão o que quer: simula um chorinho que não convence ninguém e às vezes não consegue disfarçar o riso...
- É impressionante ver a alegria dele quando vê o pai depois das ausências mais prolongadas :D
- Gosta muito de ventoinhas, especialmente uma de tecto de um café ali para os lados da Sé
- Adora brincar às escondidas com a mãe... "M... onde'tás? Não te estou a ver... tétéeeeeeeeeeeee"
- Torra a paciência de um santo com a brincadeira de atirar objectos para o chão a ver quem apanha!
- Adora exibir-se. É um descarado.
- Tem uma espécie de crista de cabelo no topo da cabeça e chamamos-lhe "Moicano" por causa disso... baptismo do tio-avô S!

Está tão crescido... qualquer dia acordo e já apara a barba! :S

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Prostituta que deu à luz o Anónimo


Não tenho moderação de comentários. Não tenho razão de queixa em relação a comentários desagradáveis. A única vez que aconteceu uma situação menos agradável, foi relativamente ao facto de eu dar água/chá ao meu filho quando ele ainda só mamava. E quem foi que comentou com facas na ponta dos dedos, quem foi!? O Sr. (ou neste caso a Sra.) Anónimo!

Esta raça põe-me os cabelos em pé! Tenho o hábito de comentar outros blogs, sempre identificada, mas às vezes, mesmo quando não me apetece comentar, gosto de ler a opinião das pessoas sobre determinado assunto, ideia ou até mesmo uma foto. E tenho reparado [já toda a gente deve ter reparado no mesmo, pronto] que os comentários mais "acesos" são invariavelmente assinados por este Sr., o Anónimo.

Hoje deparei-me com uma situação à qual não consegui ficar indiferente. Num blog até bastante conhecido, de uma mamã à espera de bebé pela primeira vez, houve pelo menos 3 ou 4 (ou sempre o mesmo) imbecis que rasaram a completa falta de carácter. Usaram palavras agressivas de forma absolutamente gratuita e sempre usando a máscara nojenta do anonimato. Espero que ela não se importe, mas deixo aqui o link de um desses posts, para que quem passa por aqui possa ter noção do baixo nível a que algumas pessoas conseguem chegar...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Curtas

Fomos de viagem sem o pai, que estava a trabalhar, visitar o primo novo que nasceu na semana passada.

Logística associada a viajar com um bebé de 8 meses é a loucura total! Não estranhou o ambiente nem a cama e dormiu muito bem.

Fez a primeira nódoa negra, naquela bochecha linda e o meu coração ficou pequenino, pequenino... mas não foi nada de grave. Sentei-o na cama de grades e ele achou por bem por-se de pé. À terceira bateu com a cara na grade :( Duas aplicações de Arnigel e está como novo!

Evoluiu de "cá" para "dá cá"! A madrinha ameaçou que não lhe dava a bola e ele disse "dá cá"! À terceira, saiu-lhe um DÁ CÁ muito sonoro, já a fugir para o zangado :) Não sei o que lhe passa pela cabeça quando diz estas coisas, mas é engraçado ver que já faz algumas associações. Para todos os efeitos, estas foram as primeiras palavras intencionais do piolho!
Também pela 1ª vez disse ma-ma-ma-ma-ma-ma-ma... já dizia pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa... está no bom caminho para chamar o pai e a mãe como deve ser!

Adora exibir-se. Em casa do primo novo cheirou a "concorrência" e resolveu começar a fazer as gracinhas todas de seguida para chamar a atenção dos tios, avós, primos e bisavós. É um descarado.

Está um perigo. Não tarda começa a gatinhar, digo eu. Vira-se com uma pressa que até me deixa tonta. Não dá descanso. O que vale, continua a fazer pequenas sestas durante o dia, ou eu já tinha pirado de vez! Está tão crescido... quase não tem cabelo ainda, mas qualquer dia acordo e já apara a barba! :S

Volta pai! Mas volta depressa, sim!!!!!!!!!!!!!!? :D