O bolo já está encomendado: aqui! Sem glúten e sem clara de ovo e com muita simpatia! "A 4 mãos tudo melhor" é um espaço dedicado a MIM, aos meus desabafos e reflexões. Nenhum tema em particular e todos os que me vierem à ideia. Começo sempre sem uma expectativa à partida, assim, o que vier é sempre lucro!Agora é também o espaço do diário de bordo do bebé "M", porque... A 4 MÃOS FIZÉMOS MAIS DUAS"
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Baptizado e 1º aniversário
O bolo já está encomendado: aqui! Sem glúten e sem clara de ovo e com muita simpatia! sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Consulta de alergologia

O glúten irá continuar totalmente abolido da dieta dele, segundo a médica nos explicou, para ver se o organismo dele se "esquece" (em termos leigos) que é alérgico.
Após um periodo longo de privação de glúten, fará novas análises (em fevereiro) e veremos se houve evolução. Numa escala 0-6, ele tem nível 3 de alergia e a nossa expectativa é que vá diminuindo. Se baixar para 1 ou 0, faremos nova prova de provocação. Se não baixar, ou se baixar para 2, continua a dieta e marcam-se análises com intervalos de mais ou menos 6 meses.
Já nos habituámos, mas sim, é precisa muita concentração e não é só isso... por exemplo, não me sento numa mesa de uma pastelaria que não tenha sido impecavelmente limpa [por causa das migalhas], não o deixo ir ao chão no café [por causa das migalhas], cada vez que mexo em pão ou farinha, lavo as mãos antes de lhe pegar, estou sempre de olho aberto para evitar que outras crianças partilhem com ele uma bolacha, quando chego a qualquer sítio alerto imediatamente as pessoas para lhe não lhe dêem nada que eu não aprove [e sim, muitas vezes, mesmo explicando, sou apelidada de esquisita, "só um bocadinho não fazia mal nenhum"], a minha literatura "preferida" passou a ser listas de ingredientes e rótulos [e eu não fazia ideia da quantidade de produtos aparentemente acima de suspeita que representam perigo]... and so on.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
E hoje finalmente
domingo, 12 de setembro de 2010
Cá em casa comunica-se

- "Dá cá" - nítido e com o intuito de pedir, quando está mais exaltado fica-se pelo "cá", mas num volume acima do desejável :P
- "[anda] cá" - usa o "cá" para chamar, sobretudo outras crianças e o cão dos meus pais
- "cáca" - "Piolho, tens cáca!?", se tem repete: cáca!
- "papá" - nítido! olha para o pai e chama papá!
Nota: se lhe dizem "chama a mamã", ele responde: tátitaitaicá ou algo assim. Estou a pensar rifá-lo no e-bay... :D
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Curtas

terça-feira, 17 de agosto de 2010
NOVE's fora... tudo

- É difícil conseguir reunir em meia dúzia de linhas aquilo que já consegue fazer. Este foi o mês das gracinhas...
- Já faz algumas coisas a pedido, como bater palminhas e dizer adeus, onde está a luz, o pai e a mãe... é fascinado por luzes, candeeiros, focos e afins.
- As primeiras palavras (e únicas até agora!:P) são: Dá cá! Mas não é exagero da minha parte, diz mesmo dá cá com o intuito de pedir. Exagerar seria eu jurar que ele diz mamã, quando o mais próximo disso que lhe sai é mamamamamamamamama... :)
- Adora desmontar a bonecada, tudo o que sejam peças de encaixe, ele desencaixa!
- Põe-se de gatas, mas não gatinha, que isso dá muito trabalho... logo a seguir, trepa por nós acima para se por de pé.
- Mexe em tudo, tudo o que ficar à mão de semear está condenado!
- Dança umas modinhas com a bisa G. e canta à capela com o biso A... já com a mãe, é mais na onda do "Waka-waka" e versões aceleradas de tudo e mais alguma coisa.
- Começa a fazer algumas birras, quando não lhe dão o que quer: simula um chorinho que não convence ninguém e às vezes não consegue disfarçar o riso...
- É impressionante ver a alegria dele quando vê o pai depois das ausências mais prolongadas :D
- Gosta muito de ventoinhas, especialmente uma de tecto de um café ali para os lados da Sé
- Adora brincar às escondidas com a mãe... "M... onde'tás? Não te estou a ver... tétéeeeeeeeeeeee"
- Torra a paciência de um santo com a brincadeira de atirar objectos para o chão a ver quem apanha!
- Adora exibir-se. É um descarado.
- Tem uma espécie de crista de cabelo no topo da cabeça e chamamos-lhe "Moicano" por causa disso... baptismo do tio-avô S!
Está tão crescido... qualquer dia acordo e já apara a barba! :S
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Curtas
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Gluten free o car(v)alhinho
quarta-feira, 23 de junho de 2010
A saga termina aqui... para já
Finalmente tirámos a teima. O piolho é alérgico ao glúten. Não é intolerante, é mesmo alérgico. Bastaram 5ml de papa com glúten para começar a ficar cheio de urticária... :(Agora é aprender a lidar com isto e procurar as alternativas. Educá-lo (quando fizer sentido e ele perceber) e educar os demais familiares a não lhe darem nada sem nosso consentimento. Algo me diz que vai ser mais fácil educá-lo a ele...
Às mamãs e papás e outras pessoas que nos seguem, agradeço todas as dicas sobre lojas e marcas de produtos alternativos. Para já, encontrámos estes da Schär, que se vendem por exemplo nas lojas Celeiro Dieta. Obrigada!
sábado, 19 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Sete

- senta-se sem apoio e é muito engraçado vê-lo brincar nesta posição
- rebola... um dia não se conseguia virar, no dia seguinte já conseguia e em menos de nada rebola na perfeição, sem qualquer dificuldade. às vezes acorda de barriga para baixo e quando lá chego, está de rabo para o ar, levanta a cabeça e dá os bons dias com um sorriso maroto
- rasteja quando quer chegar a alguma coisa, normalmente um comando de televisão ou um telemóvel
- antes adormecia em 30 segundos, agora arranja sempre coisas interessantes para fazer antes de se render ao sono. Vira, revira, rebola, puxa os brinquedos, fala... mas ainda assim, dorme a noite toda
- já dorme no quartinho dele :)
- gosta de balões e brinca muito com eles, pouco cheios para não rebentarem e para ele lhes conseguir agarrar. Engraçado é vê-lo recuperar um balão perdido com os pés... não te cuides não, ó Cristiano...
- imita o orangotango... quando lhe canto a música dos animais, chegando a parte do orangotango, bate com o punho cerrado no peito... é bonito de se ver, palavra de honra que é!
- faz estalinhos com a língua
- faz um barulho engraçado que parece uma mota gripada, aos arranques... só visto
- estende os bracinhos para lhe darem colo
- baba-se. Meu Deus, baba-se tanto! E dentes!? Népia, ainda... mas estão mesmo, mesmo ali a romper...
- é um distribuidor de charme ambulante. Não há menina bonita que lhe escape na rua. Já lhe expliquei que gajas é só depois dos 30, mas ele não quer saber... mete conversa com toda a gente e quando se quer fazer notar fala grosso, tipo: "estou aqui, então e comigo, ninguém fala!?"
- tem muitas cócegas, cada vez que lhe ponho creme na barriga e ombros, sobretudo se estiver com sono, ri-se desalmadamente
- ADORA ver-se ao espelho, faz uma festa como se tivesse encontrado um camarada de tropa que já não via há décadas! É pouco vaidoso este meu filho, é, é...
E é isto! Mil e uma coisas mais, todos os dias uma coisa nova, mas eu não tenho tempo para ficar aqui até à noite e vocês têm empregos e casas para tratar e filhos também... por isso, beijinhos e abraços para todos
quarta-feira, 16 de junho de 2010
E a saga segue

E vocês:
"Ah e tal e correu bem? Já sabes os resultados?"
E eu:
"Ah e tal, nem bem nem mal. Não fez o teste. Again!"
Na triagem tiraram-lhe a temperatura e tinha 37,7º. Assim, do nada. O garoto nunca teve febre em quase 7 meses. Como já era perto dos 38º, desmarcaram o teste e mandaram-nos para casa com guia de marcha para voltar na véspera de S. João...
O engraçado é que desde que chegámos a casa, a temperatura nem aos 37º graus chegou, quanto mais aos 38º...
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Do dia da criança

segunda-feira, 31 de maio de 2010
Do fim-de-semana

terça-feira, 18 de maio de 2010
Meia dúzia são 6

É vê-lo crescer de dia para dia. Então com a ajuda das sopas em casa da bisa, vai lá vai. Diz que o biso nem tem tempo de triturar a fruta enquanto ele engole a pratada da sopa.
Este mês trouxe muitas novidades... a mãe começou a trabalhar, novas rotinas, o pai esteve fora uma semana e o piolhito andou um pouco trocado. As noites pioraram um bocadinho, talvez seja uma fase passageira [tem de ser uma fase passageira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!], talvez sejam dentes, calor... vá-se lá saber... A bisa G. diz que a culpa foi das nabiças! Para "piorar", o mini aprendeu a virar-se e, desde então, acorda de cabeça para os pés, atravessado, na cabeceira ou no fundo da cama e sempre, mas sempre destapado. É uma agitação, portanto!
Aguenta-se uns segundos sentado sozinho, mas ainda deixa o corpo cair para a frente e, ao fim de algum tempo, é costume "afocinhar" de cara no chão. Depois vira-se e lá se desenrasca. Mas gosta muito de estar sentado e da liberdade de movimentos que isso lhe dá. Consegue pegar nos brinquedos ao seu redor e o preferido de todos é... qualquer embalagem de toalhitas à mão de semear. Fica barato em brinquedagem, o garoto!
Tem, definitivamente, uma costela de mãe: fala pelos cotovelos! E a conversa que ele já tem... chega a estar 3 quartos de hora a palrar, mesmo que ninguém lhe responda. Ri-se muito, muito, muito! Às vezes quando tem muito sono, ri-se desalmadamente e nem sabe bem de quê... Não é muito chorão, mas é refilão até dizer chega e quando chora é mesmo a sério, não brinca em serviço. Na luta com o sono, está cada vez mais resistente. Está manhoso, sempre a tentar aproveitar-se dos nossos corações moles, o safado!
E é isto :)
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Tsunami nocturno

segunda-feira, 26 de abril de 2010
Já está...
Já se passou o 1º dia da nossa nova rotina. Hoje foi pacífico, o pai estava em casa de manhã e foi ele que levou o piolho a casa da bisa G., lá pelas 10:30. Eu fui trabalhar às 9:00. Almocei com o piolho e às 17h+tempo-perdido-no-trânsito fui buscá-lo. Comeu bem a sopa, a fruta e a papa, não chorou e ainda deu um passeio pequenino durante a tarde.sexta-feira, 23 de abril de 2010
Estou incapaz de escrever seja o que for

Entretanto vou ali comemorar o meu aniversário amanhã e o da bisa C. no emblemático 25 de Abril! Sempre!
PS: Já estou cheia de saudades dos teus miminhos, filho!
terça-feira, 20 de abril de 2010
domingo, 18 de abril de 2010
E vão cinco...

Este mês, o piolho aprendeu a comer. Levou algum tempo, fez uma dúzia de cabelos brancos à mãe, mas lá encarreirou no mundo dos pratos e das colheres. Come uma pratada de sopa ao almoço, com fruta de sobremesa e lambe-se todo ao lanche, com a papa.
Já se vira sozinho, com algum esforço. Está um perigo, portanto. Não tira as mãos da boca, baba-se muito e desta vez acredito que sejam dentitos a querer furar! Fala pelos cotovelos, é tagarela como a mãe. Desafia-nos para brincar, ri-se muito, atira-se de cabeça para a frente ou para trás sem medo nenhum... cuidados redobrados! Continua a dormir a noite toda e desde que come sopa (desculpem o pormenor) faz cocós de todas as cores e feitios (e nenhum deles ainda me cheirou a rosas)!
O banho é dos momentos preferidos do dia e agora até já gosta de por creme na cara e de ser penteado! No fim, viro-o para o espelho para ele ver se está bem... e deve estar, porque ele farta-se de rir para aquela senhora parecida com a mãe e que, por coincidência ,também tem um bebé!
Está cada vez mais sociável e descarado. É um derretido e está sempre a lançar charme às "gajas" (nota mental: a avaliar pelo sucesso que o avô faz entre o mulherio no Centro Comercial, pode ser perigoso deixar o pai ir sozinho passear com ele).
E é isto!

