Mostrar mensagens com a etiqueta piolho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta piolho. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Baptizado e 1º aniversário

O bolo já está encomendado: aqui! Sem glúten e sem clara de ovo e com muita simpatia!

Os convites home-made estão tratados, mas não enviados, Oh God!

Já temos local e catering, menos mal.

Faltam-nos alguns pormenores, mas tudo se há-de arranjar!

Custa-me a crer que o meu pequeno pinóquio vai fazer 1 ano. Acho que foi por isso que decidimos disfarçar a festa marcando também o baptizado... Vou andar histérica nas próximas semanas, está-me a dar a travadinha...

Ó filho... tens mesmo de ter assim tanta pressa!?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Consulta de alergologia


Foi esta semana e gostámos da médica. Finalmente alguém que responde às nossas dúvidas sem nos passar atestados de estupidez...


Para que conste:


O glúten irá continuar totalmente abolido da dieta dele, segundo a médica nos explicou, para ver se o organismo dele se "esquece" (em termos leigos) que é alérgico.
Após um periodo longo de privação de glúten, fará novas análises (em fevereiro) e veremos se houve evolução. Numa escala 0-6, ele tem nível 3 de alergia e a nossa expectativa é que vá diminuindo. Se baixar para 1 ou 0, faremos nova prova de provocação. Se não baixar, ou se baixar para 2, continua a dieta e marcam-se análises com intervalos de mais ou menos 6 meses.


Já nos habituámos, mas sim, é precisa muita concentração e não é só isso... por exemplo, não me sento numa mesa de uma pastelaria que não tenha sido impecavelmente limpa [por causa das migalhas], não o deixo ir ao chão no café [por causa das migalhas], cada vez que mexo em pão ou farinha, lavo as mãos antes de lhe pegar, estou sempre de olho aberto para evitar que outras crianças partilhem com ele uma bolacha, quando chego a qualquer sítio alerto imediatamente as pessoas para lhe não lhe dêem nada que eu não aprove [e sim, muitas vezes, mesmo explicando, sou apelidada de esquisita, "só um bocadinho não fazia mal nenhum"], a minha literatura "preferida" passou a ser listas de ingredientes e rótulos [e eu não fazia ideia da quantidade de produtos aparentemente acima de suspeita que representam perigo]... and so on.


Aguardemos. Não é fácil, mas não é nenhum drama e os nossos hábitos acabam por mudar de forma quase natural. O mais difícil são os [hábitos dos] outros...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

E hoje finalmente


já repetiu uma série de vezes: mamã! O leilão no e-Bay fica, portanto, suspenso! :)






Mas o que eu gosto mesmo é de o ouvir dizer cáca! lol

domingo, 12 de setembro de 2010

Cá em casa comunica-se


O rapaz já diz 4 coisas, a saber:

- "Dá cá" - nítido e com o intuito de pedir, quando está mais exaltado fica-se pelo "", mas num volume acima do desejável :P

- "[anda] cá" - usa o "" para chamar, sobretudo outras crianças e o cão dos meus pais

- "cáca" - "Piolho, tens cáca!?", se tem repete: cáca!

- "papá" - nítido! olha para o pai e chama papá!

Nota: se lhe dizem "chama a mamã", ele responde: tátitaitaicá ou algo assim. Estou a pensar rifá-lo no e-bay... :D

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Curtas

Diz não [abana a cabeça] quando não quer alguma coisa, especialmente quando não quer mais fruta.
Continua a fazer "cara-de-Popeye", mas agora com uma colher na boca, que faz o efeito cachimbo. Só lhe falta o chapéu de marinheiro e uma lata de espinafres na mão... :P Adoro a cara-de-Popeye!

Tem de ter sempre vestido um calção ou body, porque se ficar só de fralda desaperta-a... estão a ver o resultado desta brincadeira, não estão!?

Deu ontem dois "passos" em modo gatinhanço em cima da minha cama.

Tapa a cara com o que estiver à mão [lençol, fralda, guardanapo...] e depois destapa-se e ri-se!

Agarra-se às argolas do parque em casa da avó e salta. Sim, salta mesmo. Tirá-lo de lá é que é mais difícil... finca as mãos com uma força tal, que dificulta sempre a operação.

Tenta assobiar [ou seja, sopra... lol]

Mastiga muito bem, apesar de continuar a ter os mesmos 2 dentes. A sopa já é menos passada e come alguns legumes/frutas em pedaços [melão, banana, pêra, cenoura, batata, feijão-verde, courgette e até nabo]!

O meu pai pega-lhe ao colo e ele começa automaticamente a "voar", o que equivale a dizer que dá às pernas e aos braços, parece que vai levantar vôo, é lindo de ver!

E por hoje é tudo...

terça-feira, 17 de agosto de 2010

NOVE's fora... tudo


O piolho completa hoje 9 meses... 9 in / 9 out!

  • É difícil conseguir reunir em meia dúzia de linhas aquilo que já consegue fazer. Este foi o mês das gracinhas...

- Já faz algumas coisas a pedido, como bater palminhas e dizer adeus, onde está a luz, o pai e a mãe... é fascinado por luzes, candeeiros, focos e afins.
- As primeiras palavras (e únicas até agora!:P) são: Dá cá! Mas não é exagero da minha parte, diz mesmo dá cá com o intuito de pedir. Exagerar seria eu jurar que ele diz mamã, quando o mais próximo disso que lhe sai é mamamamamamamamama... :)
- Adora desmontar a bonecada, tudo o que sejam peças de encaixe, ele desencaixa!
- Põe-se de gatas, mas não gatinha, que isso dá muito trabalho... logo a seguir, trepa por nós acima para se por de pé.
- Mexe em tudo, tudo o que ficar à mão de semear está condenado!
- Dança umas modinhas com a bisa G. e canta à capela com o biso A... já com a mãe, é mais na onda do "Waka-waka" e versões aceleradas de tudo e mais alguma coisa.
- Começa a fazer algumas birras, quando não lhe dão o que quer: simula um chorinho que não convence ninguém e às vezes não consegue disfarçar o riso...
- É impressionante ver a alegria dele quando vê o pai depois das ausências mais prolongadas :D
- Gosta muito de ventoinhas, especialmente uma de tecto de um café ali para os lados da Sé
- Adora brincar às escondidas com a mãe... "M... onde'tás? Não te estou a ver... tétéeeeeeeeeeeee"
- Torra a paciência de um santo com a brincadeira de atirar objectos para o chão a ver quem apanha!
- Adora exibir-se. É um descarado.
- Tem uma espécie de crista de cabelo no topo da cabeça e chamamos-lhe "Moicano" por causa disso... baptismo do tio-avô S!

Está tão crescido... qualquer dia acordo e já apara a barba! :S

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Curtas

Fomos de viagem sem o pai, que estava a trabalhar, visitar o primo novo que nasceu na semana passada.

Logística associada a viajar com um bebé de 8 meses é a loucura total! Não estranhou o ambiente nem a cama e dormiu muito bem.

Fez a primeira nódoa negra, naquela bochecha linda e o meu coração ficou pequenino, pequenino... mas não foi nada de grave. Sentei-o na cama de grades e ele achou por bem por-se de pé. À terceira bateu com a cara na grade :( Duas aplicações de Arnigel e está como novo!

Evoluiu de "cá" para "dá cá"! A madrinha ameaçou que não lhe dava a bola e ele disse "dá cá"! À terceira, saiu-lhe um DÁ CÁ muito sonoro, já a fugir para o zangado :) Não sei o que lhe passa pela cabeça quando diz estas coisas, mas é engraçado ver que já faz algumas associações. Para todos os efeitos, estas foram as primeiras palavras intencionais do piolho!
Também pela 1ª vez disse ma-ma-ma-ma-ma-ma-ma... já dizia pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa... está no bom caminho para chamar o pai e a mãe como deve ser!

Adora exibir-se. Em casa do primo novo cheirou a "concorrência" e resolveu começar a fazer as gracinhas todas de seguida para chamar a atenção dos tios, avós, primos e bisavós. É um descarado.

Está um perigo. Não tarda começa a gatinhar, digo eu. Vira-se com uma pressa que até me deixa tonta. Não dá descanso. O que vale, continua a fazer pequenas sestas durante o dia, ou eu já tinha pirado de vez! Está tão crescido... quase não tem cabelo ainda, mas qualquer dia acordo e já apara a barba! :S

Volta pai! Mas volta depressa, sim!!!!!!!!!!!!!!? :D

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Gluten free o car(v)alhinho

Como já aqui disse, o meu piolho é alérgico ao gluten, essa parva dessa proteína presente em quase tudo o que é cereal... Não é nenhum drama, mas a vida das pessoas que têm de viver com isto poderia estar muito mais facilitada do que está. Passo a explicar:

Cada vez que vou às compras e procuro produtos sem gluten [e ainda só estamos na fase das bolachinhas e do pão, porque o garoto ainda não come massas e também não pede chocapick] perco horas a ler rótulos. Às vezes demoro uns bons 5 minutos até encontrar em letras micro-minorcas "contém/não contém gluten".

Depois encontro iogurtes [que ainda não começou a comer, mas vai começar em breve] com gluten, o que é uma coisa que me faz espécie porque não percebo o que é o que os iogurtes têm a ver com o trigo, o centeio, a cevada, enfim esses parvalhões desses cereais com espiga...

Vou a uma loja especializada, peço bolachas sem gluten e respondem-me que também têm leite especial para o meu filho... ai o car(v)alhinho... mas desde quando é que o leite tem a ver com o gluten??? Ou seja, se é alérgico ao gluten também vai ser à proteína do leite ou à lactose???? Mas que lógica tem isto???

Se cada vez há mais crianças a quem é diagnosticada a alergia ou intolerância ao gluten, não seria importante [= indispensável] criar legislação que obrigasse a que todos os rótulos fizessem referência bem visível à presença ou não de gluten na sua composição???? Sem deixar margem para dúvidas, sem obrigar as pessoas a ler o infinito rol de ingredientes que muitas vezes desconhecem??? Não era mais fácil ler, em letras bem gordas "CONTÉM/NÃO CONTÉM"? Ou generalizar aquilo que já se encontra numa minoria de produtos, o símbolo da espiga????
E os preços? Um pacote com cerca de 20 bolachas tipo-Maria... 2,80€, toma lá e não digas que vais daqui; 1 Kg de esparguete... 3,95€... dass, prostituta que deu à luz... E vá lá que se tiveres uma declaração médica a acompanhar as facturas, podes meter a despesa em IRS!! Hip-hip! Urra!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A saga termina aqui... para já

Finalmente tirámos a teima. O piolho é alérgico ao glúten. Não é intolerante, é mesmo alérgico. Bastaram 5ml de papa com glúten para começar a ficar cheio de urticária... :(

Agora é aprender a lidar com isto e procurar as alternativas. Educá-lo (quando fizer sentido e ele perceber) e educar os demais familiares a não lhe darem nada sem nosso consentimento. Algo me diz que vai ser mais fácil educá-lo a ele...

Às mamãs e papás e outras pessoas que nos seguem, agradeço todas as dicas sobre lojas e marcas de produtos alternativos. Para já, encontrámos estes da Schär, que se vendem por exemplo nas lojas Celeiro Dieta. Obrigada!

sábado, 19 de junho de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sete


- continua a mamar, agora só de manhã e à noite, e enquanto mama o seu passatempo preferido é puxar os cabelos à mãe
- senta-se sem apoio e é muito engraçado vê-lo brincar nesta posição
- rebola... um dia não se conseguia virar, no dia seguinte já conseguia e em menos de nada rebola na perfeição, sem qualquer dificuldade. às vezes acorda de barriga para baixo e quando lá chego, está de rabo para o ar, levanta a cabeça e dá os bons dias com um sorriso maroto
- rasteja quando quer chegar a alguma coisa, normalmente um comando de televisão ou um telemóvel
- antes adormecia em 30 segundos, agora arranja sempre coisas interessantes para fazer antes de se render ao sono. Vira, revira, rebola, puxa os brinquedos, fala... mas ainda assim, dorme a noite toda
- já dorme no quartinho dele :)
- gosta de balões e brinca muito com eles, pouco cheios para não rebentarem e para ele lhes conseguir agarrar. Engraçado é vê-lo recuperar um balão perdido com os pés... não te cuides não, ó Cristiano...
- imita o orangotango... quando lhe canto a música dos animais, chegando a parte do orangotango, bate com o punho cerrado no peito... é bonito de se ver, palavra de honra que é!
- faz estalinhos com a língua
- faz um barulho engraçado que parece uma mota gripada, aos arranques... só visto
- estende os bracinhos para lhe darem colo
- baba-se. Meu Deus, baba-se tanto! E dentes!? Népia, ainda... mas estão mesmo, mesmo ali a romper...
- é um distribuidor de charme ambulante. Não há menina bonita que lhe escape na rua. Já lhe expliquei que gajas é só depois dos 30, mas ele não quer saber... mete conversa com toda a gente e quando se quer fazer notar fala grosso, tipo: "estou aqui, então e comigo, ninguém fala!?"
- tem muitas cócegas, cada vez que lhe ponho creme na barriga e ombros, sobretudo se estiver com sono, ri-se desalmadamente
- ADORA ver-se ao espelho, faz uma festa como se tivesse encontrado um camarada de tropa que já não via há décadas! É pouco vaidoso este meu filho, é, é...

E é isto! Mil e uma coisas mais, todos os dias uma coisa nova, mas eu não tenho tempo para ficar aqui até à noite e vocês têm empregos e casas para tratar e filhos também... por isso, beijinhos e abraços para todos

quarta-feira, 16 de junho de 2010

E a saga segue


Era hoje o dia marcado para o teste de alergia ao gluten.

E vocês:
"Ah e tal e correu bem? Já sabes os resultados?"

E eu:
"Ah e tal, nem bem nem mal. Não fez o teste. Again!"

Na triagem tiraram-lhe a temperatura e tinha 37,7º. Assim, do nada. O garoto nunca teve febre em quase 7 meses. Como já era perto dos 38º, desmarcaram o teste e mandaram-nos para casa com guia de marcha para voltar na véspera de S. João...

O engraçado é que desde que chegámos a casa, a temperatura nem aos 37º graus chegou, quanto mais aos 38º...

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Do dia da criança

E pronto, lá nos rendemos à prendinha do dia da Criança!

Sinceramente, quero ser capaz de lhe transmitir que o dia da Criança é muito mais do que balões, prendas e palhaços a desenhar borboletas nas bochechas das meninas... Entretanto, e porque às vezes ele é difícil de entreter quando já comeu e nós queremos almoçar/jantar, aproveitámos a deixa e comprámos este brinquedo.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Do fim-de-semana


Na sexta, o piolho dormiu a sua 1ª noite no seu quarto. Correu muito bem, acordou por volta das 7:30 e fez mais uma sestinha pequenina na nossa cama. Quando o tirei da cama dele, olhou e re-olhou para tudo, muito admirado, espantado por estar a acordar ali. Mas sempre bem disposto, sem fitas, muito animado. Começou bem o fds, portanto.


Outra novidade foi o facto de lhe ter dado pela 1ª vez uma papa com gluten. Escolhi uma de bolacha maria, que marchou todinha e foi aqui que começou o pesadelo do meu fim-de-semana... O piolho fez uma reação alérgica tal, que tivémos de ir com ele para os hospital cerca de hora e meia depois da papa. Hoje vamos lá voltar para fazer um teste de alergia ao gluten e eu só peço que seja negativo... e que consigamos perceber o que é o deixou naquele estado.


Mesmo assim, todo empolado, vermelho e comichoso, chegou ao hospital com uma boa disposição contagiante. Não fossem os sinais exteriores e bem visíveis da alergia e as pessoas podiam pensar que eu era doida em levar um bebé tão animado a uma urgência hospitalar...
É duro ser mãe...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Meia dúzia são 6


Dia 18, como manda a tradição, chegam as novas do pequeno!


É vê-lo crescer de dia para dia. Então com a ajuda das sopas em casa da bisa, vai lá vai. Diz que o biso nem tem tempo de triturar a fruta enquanto ele engole a pratada da sopa.


Este mês trouxe muitas novidades... a mãe começou a trabalhar, novas rotinas, o pai esteve fora uma semana e o piolhito andou um pouco trocado. As noites pioraram um bocadinho, talvez seja uma fase passageira [tem de ser uma fase passageira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!], talvez sejam dentes, calor... vá-se lá saber... A bisa G. diz que a culpa foi das nabiças! Para "piorar", o mini aprendeu a virar-se e, desde então, acorda de cabeça para os pés, atravessado, na cabeceira ou no fundo da cama e sempre, mas sempre destapado. É uma agitação, portanto!


Aguenta-se uns segundos sentado sozinho, mas ainda deixa o corpo cair para a frente e, ao fim de algum tempo, é costume "afocinhar" de cara no chão. Depois vira-se e lá se desenrasca. Mas gosta muito de estar sentado e da liberdade de movimentos que isso lhe dá. Consegue pegar nos brinquedos ao seu redor e o preferido de todos é... qualquer embalagem de toalhitas à mão de semear. Fica barato em brinquedagem, o garoto!


Tem, definitivamente, uma costela de mãe: fala pelos cotovelos! E a conversa que ele já tem... chega a estar 3 quartos de hora a palrar, mesmo que ninguém lhe responda. Ri-se muito, muito, muito! Às vezes quando tem muito sono, ri-se desalmadamente e nem sabe bem de quê... Não é muito chorão, mas é refilão até dizer chega e quando chora é mesmo a sério, não brinca em serviço. Na luta com o sono, está cada vez mais resistente. Está manhoso, sempre a tentar aproveitar-se dos nossos corações moles, o safado!



E é isto :)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Tsunami nocturno


Desde que comecei a trabalhar, o meu anjo de candura que dormia 'sugadito' a noite toda, transformou-se num tsunami nocturno. Foram muitas mudanças em simultâneo e eu não consigo perceber se é tudo junto ou se algo em particular o deixa tão agitado. Mães mais experientes, por favor, opinem.

Notas:

- Eu comecei a trabalhar e ele fica na minha avó. Faz sestas durante o dia, tal como fazia quando estava comigo. Os horários das refeições não se alteraram e continua a comer muito bem.
- O pai esteve fora uma semana
- O piolho aprendeu a virar-se e nunca mais ficou quieto na posição 'deitado'
- Teve uma crise de eczema atópico, que entretanto já acalmou [até ver]
- Apesar da pediatra dizer que não vê lá nada, o garoto não para de rilhar as gengivas onde quer que chegue com a boca [dentes!?!?!]
- Tem dias em que chega a fazer 5/6 cocós [dentes!?!?!]
- Não tem febre
- Tem sonos muito agitados, esperneia, destapa-se, queixa-se, mas não chora

Eu gostava tanto de o perceber... e de conseguir não me levantar uma dúzia de vezes por noite também...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Já está...

Já se passou o 1º dia da nossa nova rotina. Hoje foi pacífico, o pai estava em casa de manhã e foi ele que levou o piolho a casa da bisa G., lá pelas 10:30. Eu fui trabalhar às 9:00. Almocei com o piolho e às 17h+tempo-perdido-no-trânsito fui buscá-lo. Comeu bem a sopa, a fruta e a papa, não chorou e ainda deu um passeio pequenino durante a tarde.

Agora eu... morri de saudades, consegui distrair-me com o trabalho [disso ainda não me apetece falar], mas tive muuuuuuitas saudades! O meu coração de mãe ainda dói, mas aos poucos também ele se vai habituar a esta nova rotina, que faz bem ao piolho e à mãe!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Estou incapaz de escrever seja o que for


Tenho um nó na boca do estômago... provavelmente só voltarei a escrever para registar o meu regresso ao trabalho e os primeiros dias do piolho em casa da bisa G. Que corra bem, é só o que peço, que ele fique tranquilo e feliz... eu... bem, eu vou chorar de certeza...

Entretanto vou ali comemorar o meu aniversário amanhã e o da bisa C. no emblemático 25 de Abril! Sempre!

PS: Já estou cheia de saudades dos teus miminhos, filho!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Franguinho... nham nham


Hoje introduzi frango na sopa! Marchou tudinho!

domingo, 18 de abril de 2010

E vão cinco...


E já lá vão 5! Nem posso acreditar... Daqui a uma semana volto ao mundo dos grandes, logo agora que o sol decidiu aparecer e que o piolho está tão divertido... Ficará bem entregue, eu sei, mas o meu coração está do tamanho de uma ervilha mirrada...

Este mês, o piolho aprendeu a comer. Levou algum tempo, fez uma dúzia de cabelos brancos à mãe, mas lá encarreirou no mundo dos pratos e das colheres. Come uma pratada de sopa ao almoço, com fruta de sobremesa e lambe-se todo ao lanche, com a papa.

Já se vira sozinho, com algum esforço. Está um perigo, portanto. Não tira as mãos da boca, baba-se muito e desta vez acredito que sejam dentitos a querer furar! Fala pelos cotovelos, é tagarela como a mãe. Desafia-nos para brincar, ri-se muito, atira-se de cabeça para a frente ou para trás sem medo nenhum... cuidados redobrados! Continua a dormir a noite toda e desde que come sopa (desculpem o pormenor) faz cocós de todas as cores e feitios (e nenhum deles ainda me cheirou a rosas)!

O banho é dos momentos preferidos do dia e agora até já gosta de por creme na cara e de ser penteado! No fim, viro-o para o espelho para ele ver se está bem... e deve estar, porque ele farta-se de rir para aquela senhora parecida com a mãe e que, por coincidência ,também tem um bebé!

Está cada vez mais sociável e descarado. É um derretido e está sempre a lançar charme às "gajas" (nota mental: a avaliar pelo sucesso que o avô faz entre o mulherio no Centro Comercial, pode ser perigoso deixar o pai ir sozinho passear com ele).

E é isto!