terça-feira, 7 de julho de 2009

Da Ecografia Morfológica

Fomos esta manhã fazer a ecografia morfológica.

Talvez consiga acrescentar umas fotos a este post, mas mais logo. Até lá, fica o resumo do relatório:

É um feto único do sexo masculino [e tímido, passou o tempo todo a esconder a carita atrás das mãos]. Disse o médico que "se este for menina, traga-o cá que sou eu o padrinho... olhem lá para aquele pirilau, não há margem para dúvidas". É abonado, hehehehehe!

PARÂMETROS VITAIS
Movimentos fetais: presentes e activos
Actividade cardíaca: presente e rítmica
Frequência cardíaca: 149 bpm

PARÂMETROS ANATÓMICOS
Tudo visualizado e NORMAL!

Parâmetros biométricos, Placenta e Líquido Amniótico: tudo "como manda a lei"

Peso estimado: 463g [Adoro este meu meio quilo de gente]

Conclusão: Evolução favorável e sem anomalias detectáveis, 22 semanas e 0 dias [afinal isto anda uma semana mais à frente], data estimada para o parto: 10 de Novembro de 2009 [a ver vamos]

Tenho a acrescentar que ontem o "M" teve a sua primeira "conversa" intencional com a mamã. Passo a explicar: deitei-me no sofá antes do jantar e comecei a tocar com os dedos no lado direito da barriga, tipo como quando estamos pensativos e pousamos os dedos um de cada vez, várias vezes seguidas. Como se me quisesse responder da mesma moeda, o "M" deu um toque do lado esquerdo. Ri-me. Voltei a testar. Voltou a responder. Gargalhada. Claro que quando tentei repetir a graça para mostrar ao pai... o reguila fez-me um manguito! Mas que foi lindo, lá isso foi!

Sem comentários: